Linhas de investigação : uma etnografia das técnicas e moralidades numa divisão de homicídios da polícia civil do Rio de Janeiro

Experimente 7 dias Grátis Promoção válida para novos usuários. Após 7 dias, será cobrado valor integral. Cancele quando quiser.

Sinopse

A presente etnografia foi elaborada para demonstrar como os processos de investigação de homicídios estão orientados por uma tecnologia de governo sobre as mortes que reproduz, pelas técnicas e moralidades que compõem o saber específico dos policiais, um documento público: o inquérito policial de um homicídio. Investidos de poderes de polícia e da polícia, os agentes policiais exerciam seu conhecimento prático e político, utilizando-se de ferramentas e valores morais para elaborar procedimentos que definiam, pelo cartório, a verdade policial sobre mortos e mortes. O objetivo deste livro é descrever e compreender como se constroem homicídios ao longo de relações que envolvem o fluxo entre pessoas e coisas, em linhas de investigação. Explicitar traços e fios que se encontram, se cruzam e se misturam, compondo e rompendo percursos, constituindo uma malha pela qual são traçadas e tecidas linhas diversas, preenchidas e vazadas pelas técnicas e moralidades dos policiais.